Pesquise aqui!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A moda e o Fetichismo da Mercadoria

Hoje falaremos de um assunto complexo e intrigante, o Fetichismo da mercadoria, teoria criada por Karl Marx, no livro O Capital.
Marx definiu esse fenômeno a partir da idéia de que os produtos e mercadorias tem vontade própria independente dos produtores e consumidores.
Quando adquirimos um produto, não o adquirimos só por sua função, mas também pelos valores que ele passa.
Observe bem que no seu dia-a-dia isso acontece com frequência, imagine essa seguinte situação: você está no mercado, na sessão de sabão em pó,e se depara com duas marcas. Uma que investe pesado em comerciais, sempre fazendo uma "pequena participação" nas novelas, sempre passando aquela imagem de confiança e de facilidade na hora de remover a sujeira, e outra relativamente nova só que mais barata. Qual você leva? A que você está sempre vendo na TV, que desde que você era pequeno, sua mãe usava ou aquela marca nova?

 Esse fenômeno é mais frequente do que imaginamos. No campo da moda ele é basicamente uma lei!
Quando compramos uma roupa, não queremos só que ela tenha a função de nos vestir, mas que ela tenha a função de revelar nossa personalidade, de nos dar o status que queremos e esse é o motivo  que faz as grifes investirem tanto dinheiro em marketing.
A marca Converse sempre vinculou sua marca à criatividade, liberdade e rebeldia e por isso faz sucesso com o publico jovem

Fetiche vem de feitiço. Feitiço seria algo mágico, subjetivo e irreal. Quando compramos um produto de nossa marca preferida, inconscientemente acreditamos que ele tenha o poder de nos tornar o que queremos ser, o que a marca passa, e é disso que as grifes se aproveitam, dessa ilusão capitalista que nos torna a cada dia mais irracionalmente consumistas.


E como não falar de fetiche de mercadoria sem falar de coca-cola que  não precisa nem mais de estratégias pesadas, pois seu logo já fala por si só!





Fontes: http://pt.scribd.com/doc/2026310/O-FETICHISMO-DA-MERCADORIA
            http://marxengels.wordpress.com/fetichismo-da-mercadoria/
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Fetichismo_da_mercadoria

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sistema Moda Brasil: o que é?

O SMB (Sistema Moda Brasil) é uma iniciativa privada que partiu de empresas relacionadas ao ramo da moda, que busca abrir uma ponte comunicativa com o governo, com pesquisas e projetos, para o desenvolvimento maduro de todo o mercado nesse setor. Os objetivos desse sistema são discutir e criar soluções comuns aos problemas enfrentados por todas as empresas desse setor.
O SMB é um projeto que faz parte da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) criado em 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aviamentos, um detalhe diferencial

Para quem não sabe, os aviamentos são peças, necessárias à conclusão de uma roupa, como botões, zíperes, puxadores de zíperes, fivelas, elásticos, ponteiras, fitas de cetim , entretela e etc, que ajudam a estruturar e compor as peças de roupa. Os aviamentos devem ser o diferencial de sua coleção, sempre coordenados de acordo com o tema.

Pesquisar aviamentos é trabalho do estilista, que deve fazê-lo antes até de  pensar na coleção a ser feita, pois ele deve passar a relação dos aviamentos para o comprador, que irá atrás de um fornecedor, para fabricar os aviamentos pedidos. 

Os aviamentos classificam-se quanto à sua função ou quanto à sua visibilidade:

Componentes: Utilizados na construção da peça, a exemplo: linhas, zíperes, botões funcionais, barbatanas, colchetes, reguladores, e etc.



Decorativos: Utilizados apenas como adorno, mas sem característica funcional. Exemplos: franjas, etiquetas decorativas, ilhoses, lantejoulas, fitas, linhas de pesponto, tules, rendas e etc.

Aparentes: Aviamentos que ficam visíveis depois na peça já pronta, como botões, zíperes, etiquetas, e etc.

Não aparentes: Aviamentos que ficam no interior da peça, não visíveis depois dela pronta, como entretela, elásticos, barbatana, bojo, aros e etc.

Barbatanas, um exemplo de aviamento componente não-aparente, é usada na construção de um corset

Quando um estilista escolhe os aviamentos para sua coleção, ele deve organizá-los em uma cartela, com todos os dados relacionados ao aviamento (Descrição, composição, fornecedor, quantidade, cores desejadas e código de referência).
*
Exemplo de cartela de aviamentos


Lembre-se sempre, a escolha de aviamentos deve ser feita com muito carinho e cuidado, pois no desenvolvimento de uma coleção, cada detalhe é único e NUNCA passa despercebido. Uma das coisas que aprendi em um ano de curso é que se você faz moda, você não pode se desapegar dos detalhes, pelo contrário, as pessoas detalhistas são as que mais se destacam!

Espero que tenham gostado do post de hoje,
bisous ;*   





Essa cartela de aviamentos foi extraída do blog Conexão Moda



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jeans e a variação de gramatura

 Olá galera, hoje vou postar aqui uma curiosidade sobre o jeans e outros tipos de tecidos em específico.Alguns tecidos, como a Sarja, o Brim e o Jeans têm uma certa variação de gramatura. A medição de gramatura se dá pela unidade de medida ONÇAS,(OZ).
De 5 a 10 OZ o tecido é considerado um tecido leve (como os jeans que se usa para fazer camisas, vestidinhos e etc).
De 10 a 12 OZ é considerado um tecido médio (serve para alguns coletes e jaquetas)
De 12 a 14 OZ é considerado um  tecido pesado (para fazer roupas mais usadas no inverno, como calças jeans e jaquetas de frio)
De 14 OZ para cima o tecido é considerado super pesado.

Um colete como esse provavelmente foi feito de um jeans de 12/13 OZ

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Continuando nossa semana do Jeans... Principais tipos de lavagem

Olá, estão curtindo a semana do Jeans? Pois é, e eu andei pesquisando bastante sobre tudo que envolve esse material para poder tornar nossa semana do jeans, interessante e instrutiva, para vocês e para mim também! =)
E hoje continuaremos com nosso tema central falando sobre as principais lavagens de jeans. Well, fazer uma lavagem de jeans não é um processo facil de se entender, pois envolve muitos fatores e muitas expressões que não são conhecidas por nós, pois são expressões químicas, mas tentarei facilitar o máximo possível para entendimento de todos nós (eu também estou aprendendo bastante coisa essa semana).
Começarei com o Black Desbotado:  O Black desbotado é o tipo mais comum, de lavagem e consiste em desbotar totalmente o jeans, e deixá-lo com um aspectos vintage. 


Bleaching ou clareamento: Técnica que aplica um descolorante químico como permaganato de sódio para clarear a peça.


Destroyed: Nesse processo a estonagem é combinada com o alvejamento. Há uma corrosão maior do jeans, deixando-o com um aspecto surrado.

Bigodes Tridimensionais: São efeitos que simulam marcas do tempo em regiões das roupas que sofrem maior desgaste (parte da frente da calça, na altura do cavalo).



Bom aqui estão os efeitos mais comuns, mas se você quiser se aprofundar mais nesse assunto recomendo o link http://www.comunidademoda.com.br/lavagem-de-jeans

Foi nesse site que encontrei explicações mais sucintas e claras sobre os tipos de lavagens.. espero que tenham gostado =)á gale

Enciclopédia da Moda especial: Tipos de calças Jeans:


Hoje o enciclopédia da moda vai ser um combo: Postarei aqui os principais modelos de calça Jeans!

Tradicional: Cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pockets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi's. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas.


Antifit: Modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi's.Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo. Tem pontos a favor: o conforto e o estilo.

Bootcut(Corte para botas): Uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça. Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, de cintura fina e quadril largo.

Tight Fit ou Slim Fit: (caimento justo, apertado): com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.

Cigarrete: modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa.Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra. O resultado é uma calça ainda mais agarrada.

Oversized (tamanho exagerado) : é o jeans bem folgado. Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.

Skinny: Modelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho. Parecida com a Legging, porém de tecido Jeans.







Espero que ajude a muitos ^^

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O tecido mais popular do mundo é...

Se você pensou em jeans você está certo. Mas você já imaginou qual a origem desse tecido tão básico, e tão necessário ao guarda-roupas de qualquer pessoa? Então, vamos matar nossa curiosidade! 
Podemos dizer que quando o jeans surgiu, ele não era uma peça tãao básica assim. Ele foi criado com o intuito de funcionalidade para mineradores que tinham suas roupas rasgadas facilmente. O então jovem germânico, Oscar Levi Strauss, recém chegado em São Francisco, vendia lonas para tendas e carroças. Um de seus clientes era  o costureiro Jacob David Youphes, e juntos eles tiveram a idéia de criar um tecido resistente, o que foi um sucesso no meio dos mineradores que agora tinham uma roupa adequada para trabalhar, algo que não rasgasse com facilidade. O unico problema era que o tecido era muito duro, as calças ficavam em pé sozinhas. 
Strauss começou a pesquisar outros tipos de materiais, quando descobriu um brim de origem francesa, resistente e flexível ao mesmo tempo.
 Quando ele mandou importar da cidade de Nîmes,  as peças vinham com uma variedade de cores, o que atrapalhava na hora de costurar, pela conbinação de tonalidades. Foi aí que o alemão resolveu tingir o tecido de indigo (aquele azul básico do jeans). Depois disso ele foi só aperfeiçoando a peça, colocando bolsos para os garimpeiros colocarem as pedras achadas e um desses garimpeiros fez os primeiros rebites de metal para as calças... 

Mas se você pensa que essa história terminou aqui, você está muito enganado, ainda há mais historias para se contar, e muito mais para aprender sobre Jeans, e é por isso que essa semana aqui no All You Have To Know, teremos a semana do Jeans, onde postarei todas as curiosidades e informaçoes que eu conseguir encontrar, sobre esse tecido maravilhoso, o qual não vivemos mais sem! 

Bisus! ^.*



O jeans pode compor todo um look hoje em dia



















Pode compor um look rocker












Ou um look mais sexy






























Podem ser um complemento



















Ou a diferença em um look






















segunda-feira, 16 de abril de 2012

DNA de uma empresa


O DNA se refere à imagem que uma empresa passa, tanto com propagandas, como com ações sociais.  Algumas marcas tem um DNA bem marcado, a exemplo da Cavalera. Uma moda jovem, muito rebelde,rocker, e até inovadora...
Quando você cria uma marca, ela deve ter esse DNA bem estabelecido, pois será um diferencial às marcas concorrentes. Um cliente gosta de comprar numa empresa de "personallidade forte" por que as pessoas não consomem apenas produtos, consomem imagem também. Outro exemplo é a Addict, uma grife  masculina que é basicamente surfwear, para um perfil de publico mais praiano. A Addict se vende só pelas vitrines que são muito criativas, e a decoração é feita de materiais recicláveis, o que conta muitos pontos na hora do consumidor decidir onde comprar, já que reciclagem e consumo responsável são coisas que estão em alta, e graças a Deus. 
Por isso é bom ter o DNA bem estabelecido, pois houveram algumas marcas que tiveram que reformular o seu, o que não soou de uma forma legal, pois  sugere fraqueza e volubilidade, Já li em algum lugar sobre uma grife que foi toda reformulada, mas não lembro o nome. Se alguém souber pode postar um comentário abaixo que eu vou procurar saber.
Espero que eu ajude com essas pequenas informações, a você estudante de moda, lembrando que tudo que eu posto aqui vêm de experiencias proprias e sim, está sujeito a algum erro (hahahah) então consulte sempre seu professor.






 Campanha da Cavalera com Pitty encarnando Coco Chanel. Propagandas artistas que tenham a ver com a identidade da marca,  também ajuda a reforçar esse DNA.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Enciclopédia da Moda: Lapela

Lapela é a parte do casaco/ blazer que fica na parte superior, voltada para fora. Em blazers ela fica logo abaixo da gola. Pode ser entretelada Exemplo:









sábado, 7 de abril de 2012

Na hora de escolher um tema...


Se você quer desenvolver uma coleção, ela tem que ter um tema, que será aplicado às roupas. Um tema não pode ser escolhido aleatóriamente, tem quer ser algo que te inspire, que você goste, que te seduza, pois tudo isso terá que ser transmitido para o cliente em questão. Ou seja, terá que ser algo que você goste muito, pois esse tema te seguirá por meses.
Assim que esse tema for escolhido, você deve pesquisar profundamente sobre ele, e essa pesquisa não se limita só à internet, procure em livros, em arquivos de jornais, em fotos antigas e se for o caso, tente viajar também. Converse com pessoas que entendam sobre esse tema, se for o caso. DEDIQUE-SE , RESPIRE SEU TEMA.
Tente não cair no "clichérismo"  de temas já escolhidos antes, a não ser que você vá inovar o jeito que esse determinado tema seja visto. Tente sempre dar uma visão diferente ao tema retratado. Leia e releia sobre seu tema,  seja auto-crítico. Dessa forma você aperfeiçoará os pontos que precisam ser aperfeiçoados (sempre há).
Eu também não tenho todas as dicas para um bom tema... como sabem eu também ainda sou uma estudante, mas sim, eu amo tudo isso e procuro sempre aprender mais, e tudo que eu aprender repassarei aqui...
^.*

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Steampunk

Estava eu no site modaspot.com vendo a campanha do estilista João Pimenta, quando me deparei com a palavra steampunk que foi o tema da coleção dele (não sei se disse aqui, mas sou A.P.A.I.X.O.N.A.D.A por moda masculina, e pretendo trabalhar com ela no futuro (yn) ) então resolvi dar uma pesquisada e dividir com vocês aqui, pois como eu disse a uns post's atrás, nós devemos pesquisar sobre tudo se desejarmos ser profissionais completos.

Então aqui vai minha descoberta: steampunk é um sub-gênero de filmes de ficçao ciêntifica, que se passam em tempos antigos, em que avanços tecnológicos ocorreram antes do que na realidade, mas com a ciência já disponivel na época. Exemplos desses filme: O Mundo Perdido, De Volta Para O Futuro III, Van Helsing e tantos outros. Julio Verne seria um desses "criadores" desse gênero de ficção ciêntifica.

Espero que tenham gostado da pequena aula de cultura de hoje, e lembrem-se sempre pesquisa é a base da inspiração.

Bizus ^.*




Invenções típicas do steampunk: um óculos de madeira, com multifunções.










Fonte: Wikipédia

terça-feira, 3 de abril de 2012

Enciclopédia da moda: Martingale

Toda terça feira postarei aqui, um vocábulo relacionado a moda, e seu significado. E para iniciar a sessão enciclopédia da moda vou começar explicando o que é martingale:

Martingale é um detalhe muito usado em coletes, blazers e em roupas militares na parte das costas. Consiste basicamente num pedaço de tecido costurado na roupa como se fosse uma fita. Em algumas peças vem acompanhado de fivelas ou botões, e não tem nenhuma função específica, a não ser enfeitar a roupa.  Ele pode se situar no centro das  costas de uma roupa como um colete por exemplo, ou na barra de uma jaqueta, em posição horizontal ou vertical. É também chamado de aleta. Veja um exemplo:

Martingale na barra de uma jaqueta

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Desabafo e ensinamento para todos os estudantes de moda:


Vou dividir com vocês uma experiencia pessoal, que serve não só para profissionais de moda, mas para profissionais de qualquer área. Você terá dias frustrantes. E hoje foi um dia bem frustrante para minha pessoa. Apresentei um trabalho que eu sabia não estar dentro do exigido, mas não foi isso que me abalou. Quando você é guiada por profissionais diferentes, você corre o risco de ficar confusa, pois cada um dirá uma coisa. E quando você pensa que está fazendo um trabalho correto por que seu professor ensinou de um jeito, o outro professor não usa, e nem entende esse método. De começo você acha uma bagunça, mas esqueça: reclamar com o coordenador geral, não vai ajudar, por que no ambiente de trabalho será exatamente desse jeito. Cada um vai falar uma coisa que você terá que se preparar para qualquer situação. Então foi esse o ensinamento que eu tirei para hoje, por que devemos tirar ensinamentos de todas as situações, até as mais frustrantes. Esteja preparado. Tente entender o que o profissional com que está trabalhando deseja. Veja se os métodos que você considera certos, são realmentes os que ele trabalha. E acima de tudo, NÃO SE ABALE COM UM DIA FRUSTRANTE, se você não foi bem hoje, não significa que você não tem talento, só que você ainda não teve experiencia com essa situação.  Faça o que eu fiz. Fiz o que qualquer pessoa com dignidade faria: terminei de apresentar e fui chorar no banheiro. Depois voltei de cabeça erguida, e mais focada do que nunca.
Espero que esse desabafo seja de ajuda para vocês.
Bizus ^.*

sábado, 31 de março de 2012

Ler sempre

Se você pretende realmente seguir a carreira de moda, você  tem que dominar um  pouco de todos os assuntos e uma grande forma de pesquisa é a leitura. Quando fui na bienal, fiquei procurando por livros de moda, mas acabei comprando um livro que achei que seria muito mais produtivo, um livro sobre sociologia, pois sociologia nada mais é do que estudo do comportamento da sociedade. E moda  nada mais é do que o reflexo do comportamento das pessoas em um grupo (a sociedade). Então o ensinamento do dia é: leiam livros de historia, de arte, de filosofia, pesquisem, instruam-se, mesmo que o assunto aparentemente não tenha nada a ver com moda, pois um profissional da moda que está por dentro de todos os assuntos, é um profissional completo e versátil.




Sites que me salvaram...

Sim, galera. O título diz tudo... Aqui estão alguns links que me ajudaram/ajudam muito na hora de fazer pesquisas e trabalhos. E também o link de alguns sites interessantes.


http://monopoliodamoda.wordpress.com/dicionario-monopolist/ Site com um dicionário sobre os termos da moda.


http://www.casapinto.com.br/glossario.asp Glossário com todos os tipos de tecidos conhecidos


http://www.greenaviamentos.com.br/website/ Site de aviamentos


http://modaspot.abril.com.br/ Site com todas as notícias relacionadas ao mundo da moda


Por enquanto, só consegui lembrar desses, mas com certeza, serão de grande ajuda pra vocês em alguma fase de seu curso.. 
^.*

quinta-feira, 29 de março de 2012

Fichas Técnicas: Um Mal Necessário

Não há coisa mais chata e burocrática na vida de um estilista, do que uma ficha técnica. Para quem não sabe, ficha técnica, é o documento que explica todos os detalhes da roupa, qual o tecido usado, quais aviamentos, se há beneficiamentos, como foi costurado, quanto foi gasto e ainda vem com um desenho chapado e bem detalhado, porém sem cor, da roupa em questão. Sim o estilista, tem que fazer essa ficha técnica para provar que sua roupa pode ser “costurável” e utilizável.
E eu aprendi no curso que estou fazendo, que nós estudantes de moda, temos que saber fazer uma com perfeição, já que geralmente quando somos contratados para algum estágio em uma confecção/grife começamos sempre com a elaboração da ficha técnica. Postarei aqui um exemplo de ficha técnica bem elaborado, espero que os ajude  ^^.







De cara nova, com objetivos novos

Sim, estou a tempos sem postar nada aqui, mas é pq acho desanimador fazer mais um blog sobre moda/musica e outros afins... Resolvi fazer algo que fosse distinto e que ao mesmo tempo realmente ajudasse  a mim e a quem lesse esse humilde blog.. por isso resolvi direcionar o conteúdo postado aqui, a estudantes de moda, principalmente os iniciantes, pq eu sei bem como é iniciar nessa carreira, meio que de paraquedas, sem saber nada, sem saber se realmente é só a imagem que conta sem saber se o mundo da moda é realmente esse glamour televisivo, ou se você está na profissão errada. Tenho só uma coisa a dizer: Não me arrependo de ter começado a estudar moda, mesmo com todas as dificuldades, e a partir de agora, vou dividir todas as minhas experiências com vcs...
Espero que gostem.
Bizus ;*